18 de ago de 2012

DICAS DE TEMPEROS SAUDÁVEIS PARA SUA ALIMENTAÇÃO




O sal é o tempero mais usado e em contrapartida é um dos maiores vilões da atualidade, já que é a principal fonte de sódio, substância que por sua vez é a principal causadora do aumento da pressão arterial.

Para diminuir a quantidade de sal usada e não deixar as preparações sem nenhum sabor, a dica é adicionar temperos e ervas naturais que, além de serem saborosas e dar mais sabor, aroma e aparência nas preparações, fazem bem para a saúde. Confira os principais temperos que podem ajudar na diminuição do sal:



Alho e Cebola

Alho e cebola são os temperos comuns e são ótimos para a saúde. A cebola inibe a ação de bactérias e fungos prejudiciais ao organismo e diminui os riscos de aterosclerose e trombose. Já o alho diminui os níveis de colesterol e a pressão sanguínea. Juntos atuam na prevenção do câncer de próstata, fígado, estômago e pulmão.





Pimenta

Além de ter um poder afrodisíaco, a pimenta, tempero tradicional na culinária de várias regiões brasileiras, possui a substância capsaicina que é um potente antioxidante de ação curativa, previne o câncer, reduz o colesterol ruim do sangue e auxilia no emagrecimento por acelerar o metabolismo.



Hortelã e Menta

As duas especiarias possuem um sabor muito parecido, por isso, são usadas em preparações com carnes, peixes ou molhos. Têm um sabor refrescante que ajuda na digestão e no alívio de cólica estomacal, dores, gripes, tosses, cólica intestinal e bronquite.




Alecrim

Também conhecido como erva da recordação ou rosmarino, o alecrim é usado em carnes e peixes e dá um sabor leve aos pratos, sendo muito usado em sopas e também no arroz. Suas propriedades são capazes de combater a gripe e prevenir doenças nos rins e na retina ocular.






Salsinha

A salsinha é um tempero já usado na cozinha brasileira. Ela é encontrada in natura ou desidratada e dá às preparações um sabor leve e agradável, além de combater doenças dos os rins e do coração.

Substitua o sal por temperos e ervas naturais e deixe seus pratos mais saborosos e saudáveis.



Mangericão

Planta rica em ferro

magnésio, cálcio,

 potássio e vitamina

  C. “A erva também

 é conhecida como alfavaca, erva real,

 basílico grande e até remédio de vaqueiro.

 Também é uma boa fonte de vitaminas E,

B3, B6 e zinco”, explica o nutrólogo Maximo

 Asinelli.


Devido à presença do magnésio, o manjericão 
melhora a saúde do sistema cardiovascular, 
pois estimula os músculos e vasos sanguíneos 
a relaxar, melhorando o fluxo sanguíneo e 
reduzindo o risco de arritmias cardíacas. Ele 
possui ainda flavonóides, que protegem as 
estruturas celulares e os cromossomas contra 
a radiação e os efeitos dos radicais livres. O 
alimento também é anti-inflamatório, 
estimulante digestivo, calmante e previne 
problemas digestivos e infecções no intestino.

O tempero pode estar presente de várias 
formas na alimentação, como in natura em 
saladas ou presente em molhos, carnes e 
outros pratos. 




OMELETE DE FORNO COM ESPINAFRE E CALABREZA




Estava querendo comer alguma coisa diferente, então resolvi fazer este omelete  maravilhoso, diferente...com batatas, calabreza, queijo parmesão, espinafre e o ingrediente principal, ovos batidos.
Ficou muito bom, minha familia amou...